
InmetroVeiculos
Caminhão Basculante


Documentação e dicas:
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Documento de Identidade (RG e CPF) do proprietário.
Em caso de troca de carroceria: Nota fiscal da inclusão da carroceria e CAT para carrocerias novas ( superior ao ano de 2002)
Tacógrafo aferido nos seguintes casos:
-Caminhões com peso bruto total (PBT) superior a 4.536 kg (10.000 libras)
-Veículos de transporte de cargas perigosas, independentemente do peso bruto total
-Fabricados a partir de 01 de janeiro de 1991
-De carga com Capacidade Máxima de Tração (CMT) 19 toneladas ou mais.
Dicas:
Observe o CRLV (o DUT) do veículo no campo de observação, caso não conste nada, recomendado pedir uma autorização de alongamento/encurtamento. Para no dia da inspeção não ficar pendente esse item e vc perca tempo correndo atrás.
Primeiro passos:
Solicitar autorização de inclusão de dispositivo de segurança para basculante (na delegacia onde está registrado o veículo ou solicitar o serviço de um despachante).
Caso tenha outra modificação no veiculo, solicitar autorização junto com a inclusão de dispositivo de segurança para basculante.
Equipamentos Obrigatórios e Proibidos
Para-choque:
Obrigatórios: Devem estar presentes, bem fixados e sem danos que comprometam sua função.
Proibidos: Para-choques modificados que alterem suas características originais, prejudicando a segurança.
Espelhos retrovisores:
Obrigatórios: Devem ser dois externos e um interno (exceto em caminhões sem visibilidade traseira direta), sem rachaduras e bem fixados.
Proibidos: Espelhos com bordas afiadas ou com danos que prejudiquem a visibilidade.
Limpador e lavador de para-brisa e do vidro traseiro:
Obrigatórios: Devem funcionar corretamente e ter reservatório de água preenchido.
Proibidos: Limpadores que não funcionam ou sem palhetas em boas condições.
Para-sol:
Obrigatório: Deve estar presente e funcional.
Proibidos: Para-sóis quebrados ou que não se fixem na posição correta.
Buzina:
Obrigatória: Deve funcionar e ser audível a uma distância razoável.
Proibidas: Buzinas que emitem sons estridentes ou desrespeitam os níveis de ruído permitidos.
Extintor de incêndio:
Obrigatório: Deve estar dentro do prazo de validade e acessível.
Proibido: Extintor vencido, descarregado ou não adequado ao tipo de incêndio esperado.
Triângulo de segurança:
Obrigatório: Deve estar presente e em condições de uso.
Proibido: Triângulo quebrado ou ausente.
Ferramentas:
Obrigatórias: Devem incluir itens básicos como chave de roda e macaco compatíveis com o veículo.
Proibidas: Ferramentas inadequadas ou em condições ruins de uso.
Estepe:
Obrigatório: Deve estar em bom estado, com pressão adequada e sem danos.
Proibido: Estepe careca, com danos visíveis ou ausente.
Para-barro:
Obrigatório: Deve estar presente nas rodas traseiras, especialmente em caminhões com pneus duplos.
Proibido: Para-barro ausente ou danificado a ponto de não cumprir sua função.
Tacógrafo:
Obrigatório: Deve estar funcionando corretamente e calibrado, com discos ou cartão digital adequados.
Proibido: Tacógrafo descalibrado, danificado ou ausente.
Cinta de segurança da árvore de transmissão:
Obrigatória: Deve estar presente e sem danos.
Proibida: Ausência da cinta ou com danos que comprometam a segurança.
Encosto de cabeça:
Obrigatório: Deve estar presente e ajustável.
Proibido: Encosto ausente ou fixo de forma inadequada.
Tanque suplementar (quando aplicado):
Permitido: Desde que homologado e instalado conforme especificações do fabricante.
Proibido: Tanque não homologado ou instalado de maneira insegura.
Protetor lateral:
Obrigatório: Deve estar presente para evitar que veículos menores se desloquem sob o caminhão.
Proibido: Protetor ausente ou em más condições.
Dispositivo de amarração das cargas em carroceria aberta:
Obrigatório: Deve ser adequado e estar em bom estado.
Proibido: Amarrações improvisadas ou danificadas que comprometam a segurança da carga.
Sistema de engate:
Permitido: Desde que homologado e instalado conforme especificações do fabricante.
Proibido: Engates não homologados ou instalados de maneira insegura.
Sinalização
Lanternas indicadoras de direção:
Obrigatórias: Devem funcionar corretamente e ser visíveis à luz do dia e à noite.
Proibido: Lanternas queimadas, ausentes ou com cor inadequada.
Lanternas de posição:
Obrigatórias: Devem funcionar e ser visíveis à noite.
Proibidas: Lanternas queimadas ou ausentes.
Lanternas de freio:
Obrigatórias: Devem funcionar corretamente.
Proibidas: Lanternas queimadas ou com cor inadequada.
Lanterna de freio elevada:
Obrigatória: Deve funcionar e ser visível.
Proibida: Lanterna queimada ou ausente.
Lanterna de marcha ré:
Obrigatória: Deve funcionar e acender automaticamente quando a ré é engatada.
Proibido: Lanterna queimada ou ausente.
Lanternas laterais:
Obrigatória: Deve funcionar e acender automaticamente quando a acender as lanternas de posição.
Detalhes: As lanternas com espaçamento no máximo de 3 m entre elas.
Proibido: Lanterna queimada ou ausente.
Luzes intermitentes de advertência:
Obrigatórias: Devem funcionar corretamente.
Proibidas: Luzes que não piscam de forma adequada.
Retrorrefletores:
Obrigatórios: Devem estar presentes na traseira e laterais do caminhão.
Proibidos: Retrorrefletores ausentes ou danificados.
Faixas refletivas:
Obrigatórios: Devem estar presentes na traseira (ocupar 80% da área das bordas laterais) e laterais do caminhão (ocupar 33% da área das bordas laterais), se atentar que a parte vermelha tem que ser nas extremidades.
Proibidos: Faixas ausentes ou danificados.
Iluminação
Faróis principais:
Obrigatórios: Devem funcionar corretamente, com luz alta e baixa.
Proibidos: Faróis com foco inadequado ou queimados.
Inspeção visual:
Obrigatória: Verificar alinhamento e funcionamento dos faróis.
Proibido: Faróis desalinhados ou com foco inadequado.
Faróis de neblina:
Permitidos: Desde que estejam funcionando corretamente.
Proibidos: Faróis que não funcionam ou que estão instalados de forma inadequada.
Faróis de longo alcance:
Permitidos: Desde que estejam funcionando corretamente e sejam usados conforme regulamentação.
Proibidos: Faróis que não funcionam ou estão instalados de forma inadequada.
Lanterna de iluminação da placa traseira:
Obrigatória: Deve funcionar e iluminar a placa de maneira legível.
Proibido: Lanterna queimada ou ausente.
Farol traseiro (proibido):
Proibido: Qualquer tipo de iluminação traseira que não seja regulamentar, como faróis de alta potência direcionados para trás.
Freios
Freio de serviço dianteiro e traseiro:
Obrigatório: Deve funcionar corretamente e ser eficiente.
Proibido: Freio com desgaste excessivo ou que não funcione adequadamente.
Freio estacionário:
Obrigatório: Deve segurar o veículo em aclives e declives.
Proibido: Freio que não funciona ou está mal ajustado.
Reservatório do líquido de freio:
Obrigatório: Deve estar cheio e sem vazamentos.
Proibido: Reservatório vazio ou com vazamento.
Direção
Alinhamento:
Obrigatório: O veículo deve manter uma trajetória reta quando o volante é solto.
Proibido: Veículo desalinhado que puxa para um lado.
Volante e coluna:
Obrigatório: Deve estar firme e sem folgas excessivas.
Proibido: Volante ou coluna com folgas ou danos.
Mecanismo, barras e braços:
Obrigatório: Devem estar em boas condições e sem folgas excessivas.
Proibido: Barras e braços com folgas ou danificados.
Eixos e sistema de suspensão:
Obrigatórios: Devem estar em boas condições, sem trincas ou deformações.
Proibidos: Eixos ou componentes de suspensão danificados.
Eixos e Suspensão
Verificar amortecedores, molas e batentes:
Obrigatório: Devem estar em boas condições, sem vazamentos ou danos.
Proibido: Amortecedores vazando, molas quebradas ou batentes desgastados.
Elementos elásticos (molas) e estruturais (braços, suportes e tensores):
Obrigatórios: Devem estar em boas condições, sem trincas ou deformações.
Proibidos: Elementos danificados ou com desgaste excessivo.
Pneus e Rodas
Desgaste da banda de rodagem (sulcos):
Obrigatório: Sulcos devem ter no mínimo 1.6 mm de profundidade.
Proibido: Pneus carecas ou com desgaste irregular.
Tamanho e tipo dos pneus:
Obrigatório: Devem ser adequados ao veículo e estarem em conformidade com as especificações do fabricante.
Proibido: Pneus de tamanhos ou tipos diferentes do recomendado.
Simetria dos pneus e rodas:
Obrigatório: Pneus devem ser simétricos em cada eixo.
Proibido: Pneus de diferentes tamanhos ou tipos no eixo direcional.
Fixação das rodas:
Obrigatória: Deve estar firme e segura.
Proibido: Porcas soltas ou ausentes.
Sistemas Complementares
Portas e tampas:
Obrigatórias: Devem fechar corretamente e sem folgas.
Proibidas: Portas ou tampas que não fecham corretamente.
Vidros e janelas:
Obrigatórios: Devem estar em boas condições, sem trincas que obstruam a visão.
Proibidos: Vidros trincados ou quebrados.
Para-brisa:
Obrigatório: Deve estar em boas condições e sem trincas que obstruam a visão.
Proibido: Para-brisa trincado ou com visibilidade comprometida.
Bancos:
Obrigatórios: Devem estar firmes e ajustáveis.
Proibido: Bancos soltos ou quebrados.
Para-lamas:
Obrigatórios: Devem estar presentes e em boas condições.
Proibido: Para-lamas ausentes ou danificados.
Chassi:
Obrigatório: Deve estar em boas condições, sem trincas ou corrosão excessiva.
Proibido: Chassi trincado ou com corrosão comprometedora.
Placas:
Obrigatórias: Devem estar legíveis e bem fixadas.
Proibido: Placas ilegíveis, ausentes ou mal fixadas.
Plaqueta de homologação:
Obrigatória: Deve estar presente e legível.
Proibido: Plaqueta ausente ou ilegível.
Conclusão
Manter a conformidade com todas essas normas é essencial para garantir a segurança do veículo, do motorista e dos demais usuários das vias. A inspeção regular e a manutenção adequada são fundamentais para evitar penalidades e garantir a segurança nas estradas.
Sistema de segurança de travamento e levantamento da caçamba
1-Manual de operação do sistema de basculante:
Evidenciar o manual de operação do sistema de basculamento e a descrição do sistema de segurança os quais devem ser, obrigatoriamente, fornecido pelo implementar junto com o implemento.
2-Etiqueta de aviso de segurança:
Evidenciar se adesivo deve estar fixado no para-brisa do veículo, contendo informação objetiva sobre a operação e os dispositivos de segurança.
3-Dispositivo de segurança primário:
Dispositivo que impede o acionamento da tomada de força de forma involuntária, de modo que, para que a ativação seja compulsória, haja a habilitação de dois comandos ou de um comando de dois estágios somente sendo acionário com as mãos.
Ficar atento a instalação do dispositivo, dispositivo de segurança deve funcionar mesmo com a tomada de força desligada, caso a báscula esteja levantada.
4-Dispositivo de segurança secundário (aviso sonoro e visual):
aviso visual e sonoro instalado na cabine, com intuito de alertar o operador sobre o acionamento da tomada de força e se a caixa de carga está fora da posição inicial (báscula levantada), por emissão de luz e som característicos, respectivamente.
Ficar atento a instalação do dispositivo, dispositivo de segurança deve funcionar mesmo com a tomada de força desligada, caso a báscula esteja levantada.
