InmetroVeiculos

Carroceria Prancha

Primeiro passos:
  • Solicitar autorização de inclusão ou troca de carroceria (na delegacia onde está registrado o veículo ou solicitar o serviço de um despachante).

  • Caso tenha outra modificação no veiculo, solicitar autorização junto com a inclusão ou troca de carroceria.

  • Observação: Caso tenha algum mecanismo mecânico que auxilie no trabalho da pranchar, a autorização será para prancha/mec.operacional.

Documentação e dicas:
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

  • Documento de Identidade (RG e CPF) do proprietário.

  • Em caso de troca de carroceria: Nota fiscal da inclusão da carroceria e CAT para carrocerias novas ( superior ao ano de 2002)

  • Tacógrafo aferido nos seguintes casos:

-Caminhões com peso bruto total (PBT) superior a 4.536 kg (10.000 libras)

-Veículos de transporte de cargas perigosas, independentemente do peso bruto total

-Fabricados a partir de 01 de janeiro de 1991

-De carga com Capacidade Máxima de Tração (CMT) 19 toneladas ou mais.

Dicas:
  • Observe o CRLV (o DUT) do veículo no campo de observação, caso não conste nada, recomendado pedir uma autorização de alongamento/encurtamento. Para no dia da inspeção não ficar pendente esse item e vc perca tempo correndo atrás.

Equipamentos Obrigatórios e Proibidos

Para-choque:

  • Obrigatórios: Devem estar presentes, bem fixados e sem danos que comprometam sua função.

  • Proibidos: Para-choques modificados que alterem suas características originais, prejudicando a segurança.

Espelhos retrovisores:

  • Obrigatórios: Devem ser dois externos e um interno (exceto em caminhões sem visibilidade traseira direta), sem rachaduras e bem fixados.

  • Proibidos: Espelhos com bordas afiadas ou com danos que prejudiquem a visibilidade.

Limpador e lavador de para-brisa e do vidro traseiro:

  • Obrigatórios: Devem funcionar corretamente e ter reservatório de água preenchido.

  • Proibidos: Limpadores que não funcionam ou sem palhetas em boas condições.

Para-sol:

  • Obrigatório: Deve estar presente e funcional.

  • Proibidos: Para-sóis quebrados ou que não se fixem na posição correta.

Buzina:

  • Obrigatória: Deve funcionar e ser audível a uma distância razoável.

  • Proibidas: Buzinas que emitem sons estridentes ou desrespeitam os níveis de ruído permitidos.

Extintor de incêndio:

  • Obrigatório: Deve estar dentro do prazo de validade e acessível.

  • Proibido: Extintor vencido, descarregado ou não adequado ao tipo de incêndio esperado.

Triângulo de segurança:

  • Obrigatório: Deve estar presente e em condições de uso.

  • Proibido: Triângulo quebrado ou ausente.

Ferramentas:

  • Obrigatórias: Devem incluir itens básicos como chave de roda e macaco compatíveis com o veículo.

  • Proibidas: Ferramentas inadequadas ou em condições ruins de uso.

Estepe:

  • Obrigatório: Deve estar em bom estado, com pressão adequada e sem danos.

  • Proibido: Estepe careca, com danos visíveis ou ausente.

Para-barro:

  • Obrigatório: Deve estar presente nas rodas traseiras, especialmente em caminhões com pneus duplos.

  • Proibido: Para-barro ausente ou danificado a ponto de não cumprir sua função.

Tacógrafo:

  • Obrigatório: Deve estar funcionando corretamente e calibrado, com discos ou cartão digital adequados.

  • Proibido: Tacógrafo descalibrado, danificado ou ausente.

Cinta de segurança da árvore de transmissão:

  • Obrigatória: Deve estar presente e sem danos.

  • Proibida: Ausência da cinta ou com danos que comprometam a segurança.

Encosto de cabeça:

  • Obrigatório: Deve estar presente e ajustável.

  • Proibido: Encosto ausente ou fixo de forma inadequada.

Tanque suplementar (quando aplicado):

  • Permitido: Desde que homologado e instalado conforme especificações do fabricante.

  • Proibido: Tanque não homologado ou instalado de maneira insegura.

Protetor lateral:

  • Obrigatório: Deve estar presente para evitar que veículos menores se desloquem sob o caminhão.

  • Proibido: Protetor ausente ou em más condições.

Dispositivo de amarração das cargas em carroceria aberta:

  • Obrigatório: Deve ser adequado e estar em bom estado.

  • Proibido: Amarrações improvisadas ou danificadas que comprometam a segurança da carga.

Sistema de engate:

  • Permitido: Desde que homologado e instalado conforme especificações do fabricante.

  • Proibido: Engates não homologados ou instalados de maneira insegura.

Sinalização

Lanternas indicadoras de direção:

  • Obrigatórias: Devem funcionar corretamente e ser visíveis à luz do dia e à noite.

  • Proibido: Lanternas queimadas, ausentes ou com cor inadequada.

Lanternas de posição:

  • Obrigatórias: Devem funcionar e ser visíveis à noite.

  • Proibidas: Lanternas queimadas ou ausentes.

Lanternas de freio:

  • Obrigatórias: Devem funcionar corretamente.

  • Proibidas: Lanternas queimadas ou com cor inadequada.

Lanterna de freio elevada:

  • Obrigatória: Deve funcionar e ser visível.

  • Proibida: Lanterna queimada ou ausente.

Lanterna de marcha ré:

  • Obrigatória: Deve funcionar e acender automaticamente quando a ré é engatada.

  • Proibido: Lanterna queimada ou ausente.

Lanternas laterais:

  • Obrigatória: Deve funcionar e acender automaticamente quando a acender as lanternas de posição.

  • Detalhes: As lanternas com espaçamento no máximo de 3 m entre elas.

  • Proibido: Lanterna queimada ou ausente.

Luzes intermitentes de advertência:

  • Obrigatórias: Devem funcionar corretamente.

  • Proibidas: Luzes que não piscam de forma adequada.

Retrorrefletores:

  • Obrigatórios: Devem estar presentes na traseira e laterais do caminhão.

  • Proibidos: Retrorrefletores ausentes ou danificados.

Faixas refletivas:

  • Obrigatórios: Devem estar presentes na traseira (ocupar 80% da área das bordas laterais) e laterais do caminhão (ocupar 33% da área das bordas laterais), se atentar que a parte vermelha tem que ser nas extremidades.

  • Proibidos: Faixas refletivas ausentes ou danificados.

Iluminação

Faróis principais:

  • Obrigatórios: Devem funcionar corretamente, com luz alta e baixa.

  • Proibidos: Faróis com foco inadequado ou queimados.

Inspeção visual:

  • Obrigatória: Verificar alinhamento e funcionamento dos faróis.

  • Proibido: Faróis desalinhados ou com foco inadequado.

Faróis de neblina:

  • Permitidos: Desde que estejam funcionando corretamente.

  • Proibidos: Faróis que não funcionam ou que estão instalados de forma inadequada.

Faróis de longo alcance:

  • Permitidos: Desde que estejam funcionando corretamente e sejam usados conforme regulamentação.

  • Proibidos: Faróis que não funcionam ou estão instalados de forma inadequada.

Lanterna de iluminação da placa traseira:

  • Obrigatória: Deve funcionar e iluminar a placa de maneira legível.

  • Proibido: Lanterna queimada ou ausente.

Farol traseiro (proibido):

  • Proibido: Qualquer tipo de iluminação traseira que não seja regulamentar, como faróis de alta potência direcionados para trás.

Freios

Freio de serviço dianteiro e traseiro:

  • Obrigatório: Deve funcionar corretamente e ser eficiente.

  • Proibido: Freio com desgaste excessivo ou que não funcione adequadamente.

Freio estacionário:

  • Obrigatório: Deve segurar o veículo em aclives e declives.

  • Proibido: Freio que não funciona ou está mal ajustado.

Reservatório do líquido de freio:

  • Obrigatório: Deve estar cheio e sem vazamentos.

  • Proibido: Reservatório vazio ou com vazamento.

Direção

Alinhamento:

  • Obrigatório: O veículo deve manter uma trajetória reta quando o volante é solto.

  • Proibido: Veículo desalinhado que puxa para um lado.

Volante e coluna:

  • Obrigatório: Deve estar firme e sem folgas excessivas.

  • Proibido: Volante ou coluna com folgas ou danos.

Mecanismo, barras e braços:

  • Obrigatório: Devem estar em boas condições e sem folgas excessivas.

  • Proibido: Barras e braços com folgas ou danificados.

Eixos e sistema de suspensão:

  • Obrigatórios: Devem estar em boas condições, sem trincas ou deformações.

  • Proibidos: Eixos ou componentes de suspensão danificados.

Eixos e Suspensão

Verificar amortecedores, molas e batentes:

  • Obrigatório: Devem estar em boas condições, sem vazamentos ou danos.

  • Proibido: Amortecedores vazando, molas quebradas ou batentes desgastados.

Elementos elásticos (molas) e estruturais (braços, suportes e tensores):

  • Obrigatórios: Devem estar em boas condições, sem trincas ou deformações.

  • Proibidos: Elementos danificados ou com desgaste excessivo.

Pneus e Rodas

Desgaste da banda de rodagem (sulcos):

  • Obrigatório: Sulcos devem ter no mínimo 1.6 mm de profundidade.

  • Proibido: Pneus carecas ou com desgaste irregular.

Tamanho e tipo dos pneus:

  • Obrigatório: Devem ser adequados ao veículo e estarem em conformidade com as especificações do fabricante.

  • Proibido: Pneus de tamanhos ou tipos diferentes do recomendado.

Simetria dos pneus e rodas:

  • Obrigatório: Pneus devem ser simétricos em cada eixo.

  • Proibido: Pneus de diferentes tamanhos ou tipos no eixo direcional.

Fixação das rodas:

  • Obrigatória: Deve estar firme e segura.

  • Proibido: Porcas soltas ou ausentes.

Sistemas Complementares

Portas e tampas:

  • Obrigatórias: Devem fechar corretamente e sem folgas.

  • Proibidas: Portas ou tampas que não fecham corretamente.

Vidros e janelas:

  • Obrigatórios: Devem estar em boas condições, sem trincas que obstruam a visão.

  • Proibidos: Vidros trincados ou quebrados.

Para-brisa:

  • Obrigatório: Deve estar em boas condições e sem trincas que obstruam a visão.

  • Proibido: Para-brisa trincado ou com visibilidade comprometida.

Bancos:

  • Obrigatórios: Devem estar firmes e ajustáveis.

  • Proibido: Bancos soltos ou quebrados.

Para-lamas:

  • Obrigatórios: Devem estar presentes e em boas condições.

  • Proibido: Para-lamas ausentes ou danificados.

Chassi:

  • Obrigatório: Deve estar em boas condições, sem trincas ou corrosão excessiva.

  • Proibido: Chassi trincado ou com corrosão comprometedora.

Placas:

  • Obrigatórias: Devem estar legíveis e bem fixadas.

  • Proibido: Placas ilegíveis, ausentes ou mal fixadas.

Plaqueta de homologação:

  • Obrigatória: Deve estar presente e legível.

  • Proibido: Plaqueta ausente ou ilegível.

Conclusão

Manter a conformidade com todas essas normas é essencial para garantir a segurança do veículo, do motorista e dos demais usuários das vias. A inspeção regular e a manutenção adequada são fundamentais para evitar penalidades e garantir a segurança nas estradas.