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Vistoria periódica GNV

Vistoria periódica GNV
Vistoria periódica GNV

Documentação:

  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

  • Documento de Identidade (RG e CPF) do proprietário.

  • Selo GNV do ano anterior.

Vida Útil do cilindro GNV:

  • Cilindros fabricados pela norma NBR 11439 tem vida útil de 20 anos.

  • Cilindros fabricados pelas normas NBR 12790, ISO 4705 e ISO 9809-1 não tem vida finita, o que determina sua vida útil são as suas requalificações.

Registros Gerais a Serem Verificados Durante as Inspeções
Selo de Identificação da Conformidade do Cilindro para Armazenamento de GNV
  • Verificação: O inspetor verifica a presença e a legibilidade do selo de identificação, que atesta a conformidade do cilindro com as normas de segurança. Este selo deve estar intacto e legível, indicando que o cilindro passou por testes e está em condições seguras de uso.

Etiqueta de Aviso dos Cilindros para Armazenamento de GNV
  • Verificação: A etiqueta de aviso deve estar presente e visível no cilindro. Ela contém informações de segurança importantes, como procedimentos em caso de emergência. O inspetor verifica se a etiqueta está em boas condições e se as informações são claras e legíveis.

Certificação do Registro Junto ao Inmetro do Instalador, Quando Aplicável
  • Verificação: O inspetor verifica se o instalador do sistema de GNV está devidamente certificado e registrado junto ao Inmetro. Isso garante que a instalação foi realizada por um profissional qualificado e que segue as normas regulamentares.

Itens Específicos a Serem Inspecionados.

Proteção do Polo Positivo da Bateria
  • Verificação: O inspetor verifica se o polo positivo da bateria está devidamente protegido para evitar curtos-circuitos. A proteção deve ser robusta e não apresentar sinais de danos ou desgaste.

Válvula Automática de Corte de GNV
  • Verificação: Esta válvula corta automaticamente o fornecimento de GNV em caso de falha ou emergência. O inspetor verifica o funcionamento da válvula, garantindo que ela atue corretamente quando necessário.

Redutor de Pressão de GNV
  • Verificação: O redutor de pressão diminui a pressão do GNV armazenado nos cilindros antes de ser enviado ao motor. O inspetor verifica se o redutor está funcionando corretamente e se não há vazamentos.

Dosador de GNV
  • Verificação: O dosador controla a quantidade de GNV que entra no motor. O inspetor verifica a precisão do dosador e seu estado geral, assegurando que não há bloqueios ou danos.

Chave Comutadora ou Seletora
  • Verificação: Esta chave permite alternar entre o uso de GNV e combustível líquido. O inspetor verifica se a chave está funcionando corretamente e se a transição entre os combustíveis é suave e sem falhas.

Medidor de Pressão de GNV ou Manômetro
  • Verificação: O medidor de pressão indica a pressão do GNV no sistema. O inspetor verifica se o manômetro está funcionando corretamente e se fornece leituras precisas.

Indicador de Quantidade de GNV
  • Verificação: Este indicador mostra a quantidade de GNV disponível no sistema. O inspetor verifica a precisão do indicador e se ele está funcionando corretamente.

Sistema de Ventilação
  • Verificação: O sistema de ventilação garante que quaisquer vazamentos de GNV sejam rapidamente dispersados para evitar riscos de incêndio ou explosão. O inspetor verifica se o sistema de ventilação está funcionando corretamente e se não há obstruções.

Válvula de Corte do Combustível Líquido
  • Verificação: Esta válvula corta o fornecimento de combustível líquido quando o veículo está funcionando com GNV. O inspetor verifica se a válvula está funcionando corretamente e se não há vazamentos.

Ponto de Aterramento
  • Verificação: O ponto de aterramento garante a segurança elétrica do sistema de GNV. O inspetor verifica se o ponto de aterramento está corretamente instalado e em boas condições, sem sinais de corrosão ou mau contato.

Válvula ou Dispositivo de Controle de Débito de Diesel
  • Verificação: Para veículos que usam diesel em combinação com GNV, o inspetor verifica se a válvula ou dispositivo de controle de débito de diesel está funcionando corretamente e se ajusta adequadamente o fluxo de diesel.

Outros Componentes
  • Verificação: O inspetor também verifica outros componentes do sistema de GNV, como tubos, conexões e suportes, assegurando que todos estejam em boas condições e sem sinais de desgaste, corrosão ou danos.

Esses itens são inspecionados detalhadamente para garantir a segurança do veículo e a conformidade com as normas regulatórias. Manter o sistema de GNV em boas condições não só prolonga a vida útil dos componentes, mas também garante a segurança do motorista e dos passageiros.

Equipamentos Obrigatórios e Proibidos

Espelhos Retrovisores:
  • Verificação dos espelhos retrovisores para garantir que proporcionam uma visão clara e abrangente da parte traseira e lateral do veículo. Devem estar em boas condições, sem rachaduras ou danos.

Limpador e Lavador de Para-brisa e do Vidro Traseiro:
  • Inspeção do funcionamento adequado dos limpadores e lavadores. Exigido que funcione no segundo estágio (velocidade baixa) e no terceiro estágio (velocidade alta).

Para-sol:
  • Avaliação dos para-sóis para assegurar que estão em boas condições e não obstruem a visão do motorista. Devem ser capazes de proteger contra a luz solar direta.

Buzina:
  • Verificação do funcionamento da buzina, que deve ser audível a uma distância mínima especificada pelas normas de trânsito.

Extintor de Incêndio:
  • Checagem da presença e validade do extintor de incêndio, que deve estar acessível e devidamente carregado, com selo de inspeção em dia.

Triângulo de Segurança:
  • Confirmação da presença do triângulo de segurança, que deve ser utilizado em caso de emergência para sinalizar o veículo parado na via.

Ferramentas:
  • Verificação das ferramentas essenciais fornecidas pelo fabricante, como chave de roda e macaco, para manutenções básicas e troca de pneus.

Estepe:
  • Inspeção do pneu sobressalente (estepe) para garantir que está em boas condições.

Encosto de Cabeça:
  • Avaliação dos encostos de cabeça, que devem estar presentes em todos os assentos e ajustados corretamente para proporcionar proteção em caso de colisão.

Sinalização

Lanternas Indicadoras de Direção:
  • Verificação das lanternas indicadoras de direção (setas), que devem funcionar corretamente e ser visíveis de todos os ângulos e da cor laranja.

Lanternas de Posição:
  • Inspeção das lanternas de posição, que devem estar operacionais e visíveis tanto na parte frontal (farolete) quanto traseira do veículo. Veículos que não sai com Led de fabrica estão proibidos de usar esse recurso.

Lanternas de Freio:
  • Checagem das lanternas de freio para garantir que acendem ao pressionar o pedal de freio e são visíveis à distância.

Lanterna de Freio Elevada:
  • Verificação da lanterna de freio elevada (terceira luz de freio), que deve funcionar corretamente em veículos que possuem o dispositivo.

Lanterna de Marcha Ré:
  • Inspeção das lanternas de marcha ré, que devem acender automaticamente ao engatar a marcha ré.

Luzes Intermitentes de Advertência:
  • Checagem das luzes intermitentes (pisca-alerta), que devem funcionar adequadamente para sinalizar emergências.

Retrorrefletores:
  • Verificação dos retrorrefletores, que devem estar presentes e em boas condições para melhorar a visibilidade do veículo à noite.

Iluminação

Faróis Principais:
  • Inspeção dos faróis principais (alto e baixo), que devem iluminar corretamente a via e não estar desalinhados. Veículos que não sai com Led de fabrica estão proibidos de usar esse recurso.

Inspeção Visual:
  • Avaliação visual geral dos sistemas de iluminação para garantir que não há danos ou mau funcionamento.

Faróis de Neblina:
  • Checagem dos faróis de neblina, que devem operar corretamente e melhorar a visibilidade em condições adversas, caso possua. Veículos que não sai com Led de fabrica estão proibidos de usar esse recurso.

Faróis de Longo Alcance:
  • Inspeção dos faróis de longo alcance, que devem proporcionar iluminação adicional para longas distâncias, caso possua. Veículos que não sai com Led de fabrica estão proibidos de usar esse recurso.

Lanterna de Iluminação da Placa Traseira:
  • Verificação da lanterna de iluminação da placa traseira, que deve estar funcional para garantir a visibilidade da placa à noite.

Freios

Freio de Serviço Dianteiro:
  • Inspeção do sistema de freio dianteiro, que deve funcionar corretamente e proporcionar frenagem eficiente. (No pedal)

Freio de Serviço Traseiro:
  • Verificação do sistema de freio traseiro para garantir que está em boas condições e funcional. (No pedal)

Freio Estacionário:
  • Checagem do freio de estacionamento (freio de mão), que deve segurar o veículo em inclinações.

Reservatório do Líquido de Freio:
  • Inspeção do nível e condição do líquido de freio no reservatório, que deve estar dentro dos limites recomendados.

Direção

Alinhamento:
  • Verificação do alinhamento das rodas, que deve estar correto para garantir estabilidade e evitar desgaste irregular dos pneus.

Volante e Coluna:
  • Inspeção do volante e da coluna de direção, que devem estar firmes e permitir controle preciso do veículo.

Eixos e Suspensão

Verificar Amortecedores:
  • Checagem dos amortecedores, que devem estar em boas condições para proporcionar conforto e segurança na condução.

Molas e Batentes:
  • Inspeção das molas e batentes, que devem estar íntegros e sem sinais de desgaste excessivo ou danos.

Pneus e Rodas

Desgaste da Banda de Rodagem (Sulcos):
  • Verificação do desgaste dos pneus, que devem ter sulcos profundos o suficiente para garantir tração adequada. (Mínimo 1,6 mm)

Tamanho e Tipo dos Pneus:
  • Checagem do tamanho e tipo dos pneus, que devem estar de acordo com as especificações do fabricante do veículo. Alteração de diâmetro do roda está sujeito a verificação se extrapola os 3% que a legislação permite. Caso tenha duvida pode fazer o calculo no site https://rodasdeligaleve.com.br/conversao

Simetria dos Pneus e Rodas:
  • Inspeção para garantir que os pneus e rodas estão simétricos e bem balanceados. Pneus no mesmo eixo tem que ser iguais, ou seja, os 2 pneus dianteiros deverão ser iguais e os 2 pneus traseiros deverão ser iguais

Fixação das Rodas:
  • Verificação da fixação das rodas, que devem estar bem presas e sem folgas.

Sistemas Complementares

Portas e Tampas:
  • Inspeção das portas e tampas (como o capô e porta-malas), que devem abrir e fechar corretamente e estar seguras. (verificação da abertura interna e externa das portas)

Vidros e Janelas:
  • Checagem dos vidros e janelas para garantir que estão em boas condições e funcionam corretamente. (verificação do acionamento de cada vidro será feito na respectiva porta, caso funcione só na porta do motorista será reprovado).

Para-brisa:
  • Verificação do para-brisa, que deve estar sem trincas ou danos que prejudiquem a visibilidade.

Bancos:
  • Inspeção dos bancos, que devem estar firmes, sem danos e com os mecanismos de ajuste funcionais.

Para-lamas:
  • Checagem dos para-lamas, que devem estar presentes e em boas condições para proteger contra detritos da estrada.

Chassi:
  • Inspeção do chassi para verificar se há trincas, corrosão ou danos estruturais.

  • Verificação da numeração do chassi, em caso de corrosão ou danos a numeração o veiculo será reprovado.

Placas:
  • Verificação das placas de identificação do veículo, que devem estar legíveis e corretamente fixadas. Em caso de perca da placa será cobrado o Boletim de ocorrência (B.O) do extravio.

Este guia cobre os principais itens inspecionados durante a vistoria de segurança veicular para obtenção do CSV. Manter todos esses componentes em boas condições é essencial para garantir a segurança do veículo e a conformidade com as normas de trânsito.

PONTO DE ATERRAMENTO

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PONTO DE ABASTECIMENTO
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ETIQUETA DE AVISO DO CILINDRO
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